Maputo , Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2007:: Notícias mbdartz

Sua Alteza Aga Khan recebido pelo Presidente da AR (F.Laíce)

A REDE Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) está prestes a iniciar um programa de extensão do circuito de unidades de turismo e de safari existentes na África Oriental para Moçambique, facto que deverá ser facilitado com o estabelecimento da Ponte da Unidade, ligando Moçambique e a Tanzania. O facto foi anunciado por ocasião da visita que sua Alteza Aga Khan realiza desde terça-feira ao nosso país, durante a qual reafirmou o envolvimento daquela organização em programas de desenvolvimento económico e social.

De acordo com informações que nos foram facultadas sobre as conversações que aquele dignitário teve com o Presidente da República, Armando Guebuza, consta ainda dos investimentos a realizar pela AKDN o estabelecimento de uma nova fábrica de vestuário para exportação, que empregará, numa primeira fase, cerca de 700 mulheres. O projecto deverá arrancar em Junho próximo, estando já em curso as necessárias démarches.

Com relação à área do turismo, Aga Khan pensa que a Ponte da Unidade vai estimular o progresso para além das fronteiras de Moçambique e Tanzania. Com a ponte, segundo sustentou, os investimentos na área de lazer e turismo no sul da Tanzania poderão gerar efeito multiplicador em Moçambique.

Aga Khan considera que a área de lazer e turismo pode começar a ser desenvolvida agora. Neste quadro, existe já um projecto de renovação do Hotel Polana. Simultaneamente, os projectos de microcrédito em curso em Pemba e arredores deverão triplicar nos próximos três anos, atingindo os três milhões de dólares, gerando novas oportunidades económicas.

O visitante considera ainda a possibilidade do estabelecimento de um banco rural de microfinanças no norte de Moçambique, respondendo à preocupação do Governo sobre a falta de serviços financeiros em áreas rurais.

Por enquanto, as atenções da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento concentram-se sobre a extensão agrícola, envolvendo 146 aldeias costeiras da província de Cabo Delgado. No âmbito deste projecto, os beneficiários produzem atendendo ao mercado e aprendem técnicas de armazenamento de culturas, o desenvolvimento de várias fontes de rendimento e organização comunitária. O programa permite uma maior circulação de informação relacionada com a saúde e a nutrição e na expansão de programas de vacinação e saneamento.

No âmbito da visita que realiza ao nosso país, Aga Khan teve ontem um encontro de cortesia com o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Mulémbwè.

Pela manhã, acompanhado pelo Presidente da República, Aga Khan lançou a colecção dos selos comemorativos do seu Jubileu de Ouro como Imam da comunidade ismaili.